Pela segunda vez na história
Maracanã receberá final da Libertadores em 2020
Na manhã de quinta, 17 de outubro, a Conmebol divulgou que o estádio Mario Filho, o Maracanã, será palco da final única da Libertadores de 2020. A escolha foi anunciada diretamente da sede da instituição, em Assunção, no Paraguai. Durante o mesmo evento, a Conmebol também escolheu Córdoba, na Argentina, como palco da decisão da Copa Sul-Americana.
O conselho da entidade considerou a estrutura pronta do Rio de Janeiro, que sediou eventos mundiais recentemente, e a celebração de 70 anos da construção do estádio mundialmente famoso, que acontecerá no ano que vem. O Maracanã superou sete concorrentes que se candidataram para sediar as finais do próximo ano. Dentre eles, estavam cinco brasileiros: Arena Corinthians, Arena do Grêmio, Beira-Rio, Mineirão e Morumbi. A final está marcada para o dia 21 de novembro de 2020.
Governador do Rio comemora conquista
O governador Wilson Witzel comemorou a decisão através de suas redes sociais: "Acabo de sair do conselho da Conmebol e recebi a notícia maravilhosa de que nós vencemos. Seremos a sede da final da Libertadores de 2020. Juntamente com o presidente Rogério Caboclo, da CBF, estamos transmitindo para vocês em primeira mão essa novidade. Agradeço o empenho da CBF de mostrar o Brasil e, especialmente, pelo Rio de Janeiro ter tido essa oportunidade. O Maracanã está completando 70 anos e vamos fazer uma grande festa para comemorar esse grande palco do mundo e do Rio de Janeiro", afirmou.
A ida de Witzel à sede da Conmebol já apontava a escolha do Maracanã. O político não poupou palavras para destacar os planejamentos do evento. “Nós vamos preparar um espetáculo também para quem não for ao jogo, com 'fan fests' e outras atrações. Em vez das 76 mil pessoas que forem ao estádio, será uma festa para 200 mil pessoas”, ressaltou.
A já aguardada partida de 2020 será apenas a segunda na história da Libertadores em que o campeão dará a volta olímpica no Maracanã - a primeira foi em 2008, quando a LDU bateu o Fluminense nos pênaltis. Em outras duas oportunidades o estádio presenciou as partidas de ida das finais entre Flamengo e Cobreloa, em 1981, e entre Vasco e Barcelona de Guayaquil, em 1998.