UP começa a escolher pré-candidatos

Texto: João Emanuel Sant’Anna • Imagem: Pixabay 27/FEV/2020 Política
A Unidade Popular (UP), novo partido político que teve aprovação pelo TSE no final de 2019, começou a anunciar seus primeiros pré-candidatos para a disputa das eleições municipais. Lenilda Luna e Priscila Voigt são os nomes para prefeituras de Maceió e de Porto Alegre, respectivamente.

A jornalista Lenilda Luna é natural de Cabo de Santo Agostinho/PE. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), fez pós-graduação pela mesma universidade e pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus/BA. E possui uma histórica militância na esquerda alagoana.

Priscila é nutricionista, presidenta da UP no Rio Grande do Sul e coordenadora do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB). Ela é ex-organizadora dos Lanceiros Negros, que ocupou o prédio abandonado pelo governo estadual na esquina das ruas Andrade Neves e General entre 2015 e 2017 — hoje novamente abandonado –, e da Ocupação Mulheres Mirabal, que se tornou uma referência que acolhe e abriga mulheres vítimas de violência.

Segundo Leonardo Péricles, presidente nacional da UP, nas eleições deste ano o partido terá candidatos que preferencialmente tenham o perfil da maioria das pessoas do país e que hoje não são representadas em esfera política. O número designado para o novo partido é o 80.