Início da restauração de prédio histórico
Obras são iniciadas no Museu de Belas Artes do Rio
A Concrejato Engenharia, empresa vencedora do edital para recuperação do patrimônio do Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), iniciou o processo de instalação de andaimes e testes laboratoriais para a primeira etapa da reforma da construção situada no Centro do Rio de Janeiro.
Tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o prédio será restaurado em três fases. Na primeira fase, serão recuperadas as fachadas, cúpulas e terraços, haverá modernização da parte elétrica, além do aprimoramento dos sistemas de detecção e combate a incêndio e pânico. As caixas de passagem, hidrantes e cisternas serão ampliados e um para-raios será instalado. A segunda fase inclui a climatização do edifício e a decapagem do hall de entrada. Já a terceira e última fase compõe a modernização dos dois auditórios do local. Os trabalhos devem ser concluídos em 2022.
O projeto tem orçamento total de R$ 40 milhões. O Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Fundo de Direitos Difusos (FDD), liberou R$ 25,8 milhões para a realização das obras. Este valor será aplicado na primeira e segunda fases de restauração do prédio. A expectativa é que, ainda este ano, o Museu de Belas Artes abra um novo edital do FDD ou de outros patrocinadores para completar os recursos para a reforma.