OMS alerta para longo prazo até fim da pandemia

Texto: João Emanuel Sant'Anna • Foto: Pixabay 14/MAIO/2020 Saúde
De acordo com autoridades da Organização Mundial da Saúde (OMS), a maior crise de saúde que o planeta Terra vem enfrentando nos últimos tempos pode demorar um longo período para ser superada. Nesta quarta feira (12), Soumya Swaminathan, cientista-chefe da organização, disse em videoconferência promovida pelo Financial Times, de Londres, que podem ser necessários de quatro a cinco anos para a Covid-19 estar sob controle.

“Pode ser que isso (o fim do coronavírus) nunca aconteça. Pode ser que nunca desapareça, que se torne endêmico, como outros vírus. O HIV nunca desapareceu", disse o diretor de emergências da OMS, Michael Ryan em entrevista em Genebra.

Peter Piot, diretor da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, disse que “a varíola foi a única doença a ser erradicada”, e acredita que “as sociedades terão que encontrar formas de conviver com o vírus com intervenções mais focalizadas, em vez de amplas e gerais”.

Maria van Kerkhove, líder técnica da OMS, os governos podem controlar a pandemia com medidas básicas de epidemiologia e saúde, ainda que sem uma vacina: “Vários países já comprovaram que com as medidas corretas para impedir o contágio e tratar os doentes é possível dominar a Covid-19”, afirmou.