Benefício financeiro foi aprovada em março
Auxílio emergencial começa a ser liberado
Aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado, o auxílio emergencial para complementar a renda de brasileiros afetados pela pandemia de Covid-19 começou a ser liberado para saque no início de abril. O valor de R$ 600 é resultado de uma negociação dos deputados de oposição contra a proposta inicial que era de 200 reais por parte do presidente Jair Bolsonaro e do ministro Paulo Guedes.
O auxílio está disponível para cidadãos com mais de 18 anos, sem emprego formal, que não recebam auxílio do governo (com exceção do bolsa família) e que tenham renda familiar per capita de até R$ 522,50. As condições também incluem que o requerente seja desempregado ou microempreendedor individual (MEI), contribuinte individual ou facultativo do Regime Geral de Previdência Social, ou trabalhador informal.
O projeto é baseado na ideia do político Eduardo Suplicy, que em 1991 apresentou o conceito
de renda básica para todos os brasileiros. Inscritos no CadÚnico já começaram a receber o auxílio desde o último dia 9, e o calendário completo pode ser encontrado no site da Caixa Econômica Federal. Inscrições podem ser realizadas em auxilio.caixa.gov.br/#/adesao.