Pandemia de Covid-19 adia Jogos de Tóquio

Texto: João Emanuel Sant'Anna • Foto: Divulgação / COI 26/MAR/2020 Esportes
Após diversos pedidos de países, e revolta de atletas, o Comitê Olímpico Internacional (COI) e o Japão entraram em consenso para o adiamento da edição dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, que aconteceria neste ano. Futebol, vôlei, basquete e outras modalidades presentes nos jogos tiveram suas competições adiadas ou paralisadas em várias partes do mundo. Essa é a primeira vez na história dos Jogos Olímpicos de verão que o evento é adiado. Em outras ocasiões, por causa das duas Guerras Mundiais, a competição foi cancelada, em 1916, 1940 e 1944.

Veja também: Jogos Olímpicos de Tóquio são adiados para 2021
Veja também: Olimpíada é adiada pela primeira vez em 124 anos


A cerimônia de abertura olímpica estava marcada para o dia 24 de julho. Uma nova data de abertura ainda não foi definida, mas o anúncio, feito após videoconferência entre autoridades japonesas e membros do COI, mencionou o adiamento para 2021.

A transmissão e letalidade da pandemia de Covid-19 ocasionou quarentena e isolamento social em grande parte dos países que afetou. Alguns atletas que poderiam representar seus países este ano em Tóquio foram vítimas do vírus. É o caso do astro da seleção francesa de vôlei Earvin Ngapeth. No futebol, o ex-lateral esquerdo Paolo Maldini, que atuou pelo Milan, e os jogadores Daniele Rugani e Paulo Dybala, da Juventus, testaram positivo. Kevin Durant e outros jogadores da NBA também confirmaram a doença. Entre os brasileiros, Thiago Wild, revelação do tênis brasileiro, também contraiu a Covid-19.