Google encerra armazenamento ilimitado em plataforma

Texto: Ingrid Almeida • Foto: Pixabay 11/JUN/2021 Tecnologia
Desde 1º de junho, o armazenamento gratuito ilimitado para fotos e vídeos, oferecido pelo Google, foi encerrado. Em dezembro de 2020, a empresa já havia anunciado a mudança que só agora entrou em vigor.

No Google Fotos era permitido armazenar gratuitamente os arquivos de duas formas — em alta definição e na qualidade original, sendo que apenas estes últimos eram abatidos do limite para o armazenamento. A plataforma continua oferecendo 15Gb gratuitamente e 2Gb adicionais para usuários que fazem a verificação de segurança. Mas desde o início do mês, os arquivos em alta definição salvos também passaram a ser considerados no limite gratuito – apenas os que foram armazenados anteriormente seguem sem contar para este limite. Os usuários que ultrapassam este limite e desejam permanecer no serviço do Google precisam assinar o plano pago do serviço, com mensalidades que variam entre R$6,99 (100 GB) e R$34,99 (2 TB).

No espaço gratuito oferecido pela plataforma também é possível armazenar informações do Gmail e do Google Drive. O Google informou que a decisão foi tomada por necessidade, porque a demanda por armazenamento era muito alta. De acordo com a empresa, a maior parte dos usuários não será afetada pela mudança – conforme o atual ritmo de armazenamento, 80% de seus usuários poderão manter o plano gratuito nos próximos três anos.