Ativismo ambiental
Biden apoia extração de petróleo no Alasca e é criticado
O apoio do governo Joseph Biden, manifestado nesta quarta-feira (26), à proposta de um projeto de extração de petróleo no Alasca causou surpresa e foi duramente criticado por ativistas do clima. A proposta de extração de petróleo da ConocoPhillips foi aprovada por Donald Trump, durante seu mandato, e não tem boa aceitação entre os ambientalistas.
Um dos ativistas, John Noel — veterano do Greenpeace USA —, disse em entrevista à agência britânica Reuters que "passar a autoridade administrativa de um setor petrolífero descontrolado e empurrar uma ação pelo clima para um Congresso travado é um passo em falso". Após a posse do atual presidente, houve esperança por parte dos ativistas apoiadores quando o democrata assinou um decreto para o país referente ao Acordo de Paris e cancelou permissões federais para o oleoduto Keystone XL.
O projeto foi impulsionado por Lisa Murkowski, senadora do Alasca, juntamente com o senador Dan Sullivan. De acordo com o site, ambos os republicanos debateram durante uma reunião com o presidente democrata Joe Biden, na segunda-feira.