Trabalhando em benefício da população

Texto: Ilanny Martins • Foto: Divulgação / Governo do Estado do RJ 4/SET/20 Segurança Pública
A Operação Segurança Presente consiste em ações de policiamento ostensivo, que complementam o trabalho feito pela Polícia Militar. Atualmente é comum ver alguns policiais com o uniforme em determinados pontos da cidade. O programa foi criado em 2014 com o Lapa Presente, que é mantido até hoje como referência para os demais. Em 2020, já se faz presente no Centro, Aterro do Flamengo, Lagoa, Ipanema, Laranjeiras, Leblon, Tijuca, Méier, Copacabana, Jacarepaguá e nos municípios de Niterói, Nova Iguaçu e Volta Redonda.

O patrulhamento é feito em bicicletas ou mesmo a pé. A equipe é composta por policiais militares, agentes civis (egressos das Forças Armadas) e assistentes sociais. O objetivo, além da diminuição da violência, é também o acolhimento de pessoas em situação de rua.

Até 2017, havia cerca de 538 agentes diariamente, com o total de 2.200 prisões, mais de 6.000 ações sociais com moradores de rua e 4.358 ligações no Disque-Presente, segundo o site da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Além do governo, a iniciativa também é mantida pela Fecomércio que reúne sindicatos patronais dos setores de comércio e serviço e é a entidade que preside os Conselhos Regionais do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac) no estado.