Voltando aos poucos
Esportistas retornam no 'novo normal'
Após meses de isolamento físico, atletas – do mais novo ao mais velho – e de diferentes modalidades finalmente puderam voltar aos treinos, no final de julho. A fase quatro de liberação possibilitou o retorno aos esportes na cidade do Rio.
Mesmo que muitos ginásios e academias estejam outra vez de portas abertas, as regras para que não haja contágio devem ser seguidas corretamente para a segurança de todos: não é permitido contato físico, é necessário o uso de máscara e álcool em gel, alguns locasi só podem receber os alunos de segunda a sexta, e o distanciamento deve ser de 4m² por pessoa. É também permitido treinos nas praias, respeitando o distanciamento social.
Em meio a tantos cuidados, alguns profissionais tiram aproveitamento sem descuidar da saúde. Assim tem sido feito na equipe Força Jovem Judô, coordenada pela faixa preta Helena Grillo, que busca em cada aula diferentes métodos para o treinamento que auxilia no bom condicionamento físico e na execução de técnicas, tudo sem proximidade entre os alunos. A professora é responsável pela turma das crianças e adultos e segue todos os procedimentos na entrada e saída do dojô (tatame) que é higienizado no início e final de cada aula. Além disso, ensina os alunos a praticarem os golpes com a ajuda de cordas, bastões, faixas e pneus. "Muitos sentem a falta do contato, mas por hora, é necessário e devemos cuidar de nós mesmos e do próximo", disse Helena.