Pantanal pede socorro

Texto: Ilanny Martins • Foto: Filipe Frazão / Wikimedia Commons 30/OUT/2020 Meio ambiente
O ano de 2020 ficará marcado na vida da presente geração e será história para as futuras. Os eventos pelo qual o mundo tem passado, como desmatamento, queimadas e aumento da poluição foram e são produzidos pelo próprio homem, ou tiveram alguma interferência humana, como no alastramento ou contenção do contágio pela Covid-19. Tais interferências têm refelexos até mesmo no maior ecossistema do Brasil e na maior planície inundável do mundo, que é o Pantanal

Localizado nos estados do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso, o Pantanal possui uma área de 138.183 km², e desde junho parte dele está sendo consumido pelas chamas – mais precisamente 18,6 mil km² atéo fechamento desta matéria. A seca tem contribuído para as queimadas causando descontrole das mesmas, porém a causa delas não é natural: especialistas apontam que está ligada ao desmatamento ilegal crescente na Amazônia, que aumenta a temperatura e causa menos umidade e chuvas. Além disso, a Polícia Federal investiga o envolvimento de criminosos e a origem premeditada dos incêndios.

A falta de apoio do Governo Federal assim que as queimadas começaram a alastrar-se causou revolta e indignação. Somente em setembro as medidas foram intensificadas, como a colaboração das Forças Armadas para combater o fogo e a aquisição de abafadores, roçadeiras, mangueiras sopradores e tanques de água, segundo o site do Governo do Brasil.