Apple anuncia Macbooks com processador exclusivo

Texto: Igor Alves • Foto: Pixabay 13/NOV/2020 Tecnologia
A Apple revelou nesta terça-feira (10) novos computadores portáteis com a grande novidade de ser a própria desenvolvedora e fabricante do chip que contará com a arquitetura ARM, a mesma que já utiliza em seus outros produtos, como o iPad e iPhone. Sem trazer mudanças no design dos laptops, a empresa que antes usava os processadores da Intel, afirma que o seu chip traz ganhos significativos de performance, conseguindo ser até duas vezes mais rápido e possuir uma otimização de energia superior aos antigos processadores.

Não é a primeira vez que a companhia muda a arquitetura do chip dos seus computadores. Em 1994, a Apple deixou de usar processadores Motorola 68k e aderiu ao PowerPC. Já em 2005, o mesmo se deu quando abandonou o PowerPC e passou a usar o Intel x86. A terceira grande transição aconteceu agora, com a implementação dos processadores ARM, que a empresa chama de Apple Silicon. Essa primeira geração de chips foi batizada de M1.

ARM é um tipo de processador que utiliza a arquitetura RISC (sigla em inglês para computador com um conjunto reduzido de instruções). É menos flexível em termos de instrução, o programador precisa especificar mais os passos. Por outro lado, consome menos energia e é muito veloz ao executar essas instruções.