OCDE registra queda de 9,8%
PIB de -9,7% do Brasil está na média entre os ricos
A economia dos países que compõem a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) mostra que a queda do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro ficou na média das nações mais ricas, apesar de o País ter sofrido sua maior queda histórica. A queda é de 9,7% com relação aos primeiros trimestres de 2020, e a relação com o mesmo período do ano anterior é de -11,4%.
A medição foi feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada no primeiro dia do mês de setembro. Economistas acreditam que o declínio brasileiro não foi tão acentuado em relação a outros países porque as medidas de isolamento no País foram executadas de forma mais branda, fazendo o Estado sofrer na questão da saúde, mas tendo um desempenho econômico mais aceitável nesse comparativo.
México, o país que tem a segunda maior economia da América Latina (ficando atrás do Brasil), apresentou um decréscimo de 17,3% em relação a esse mesmo período medido no Brasil. O Chile, que vinha de recuperação econômica após protestos sociais, que causaram problemas ao comércio, foi pego de surpresa pelos efeitos do coronavírus e registrou queda de 13,22% em relação ao primeiro trimestre.
O Brasil tem mais de 120 mil mortos por conta da Covid-19 e supera os quatro milhões de infectados; mais de 3,2 milhões de pessoas já se recuperaram da doença.