Coronavírus causa xenofobia contra asiáticos

Texto: Giovanna Santos • Foto: Pixabay 27/FEV/2020 Internacional
Segundo o dicionário, racismo é o preconceito contra indivíduos de uma determinada etnia, que é reforçado por aspectos físicos (fenótipos). Xenofobia é o medo ou desconfiança contra o estrangeiro. As duas definições se enquadram nos casos de preconceito contra asiáticos, por conta do novo coronavírus. A Covid-19 vem se espalhando pelo mundo, especificamente nos países asiáticos – a epidemia teve início na cidade de Wuhan, na China, servindo como motivo para dar fundamento ao preconceito.

Alguns casos vêm acontecendo e ganhando visibilidade, como foi com a atriz de "As Five", série original do Globoplay, Ana Hikari, que sofreu xenofobia ao participar do CarnaUol, evento pré-carnaval. A atriz foi alvo de frases como "Sai com esse coronavírus daqui", por ser descendente de asiáticos e ter traços claros de sua origem. O caso de Ana não foi o único: nas redes sociais, muitas pessoas têm relatado os crimes em espaços públicos, como metrôs e ônibus. Os criminosos que cometeram tais atos, contudo, não foram identificados e nenhum processo foi aberto.

A Covid-19 não havia chegado à América Latina até o dia 25 de fevereiro de 2020, quando o primeiro caso foi confirmado em São Paulo. Um homem de 61 anos que havia desembarcado de uma viagem à Itália percebeu os sintomas, e após prova e contraprova teve o diagnóstico confirmado.