Artistas usam 'lives' para arrecadar doações

Texto: Giovanna Santos • Foto: Arte de Luiza Galardo / Reprodução TV Globo sobre imagem do Pixabay 7/MAIO/2020 Cultura
Com o início da quarentena pelo mundo, o mercado do entretenimento ao vivo ficou parado, já que aglomerações de pessoas estão proibidas em diversos lugares. Turnês inteiras que estavam programadas foram adiadas, ingressos sendo devolvidos e fãs frustrados por não poderem ver seus ídolos. Mas o vocalista do Coldplay teve uma brilhante ideia que vem sendo adotada por outros: shows ao vivo, as conhecidas "lives".

Chris Martin foi o primeiro a fazer uma transmissão ao vivo com música, e logo diversos artistas pelo mundo seguiram. Até mesmo festivais foram criados, como o “Play On Festival”, que ficou online durante 4 dias, sem interrupção, transmitindo shows antigos e inéditos de artistas e bandas como Paramore e Panic! At The Disco. No Brasil, as "lives" sertanejas fazem um tremendo sucesso, Todas com o intuito de arrecadar dinheiro ou alimentos, tendo Marília Mendonça como a recordista (3,25 milhões de visitas simultâneas na live de 8 de abril), superando a transmissão ao vivo de Jorge e Matheus, com 3,16 milhões de "views" simultâneos quatro dias antes, confirmados pelo Youtube como as duas "lives" mais assistidas do planeta.

Além dos sertanejos, a dupla Sandy & Junior se juntou mais uma vez e fez uma "live" no dia 21 de abril em que conseguiu arrecadar mais de mil toneladas de alimentos. Com 2,5 milhões de visitas simultâneas, tornou-se a quinta "live" mais vista no planeta até agora, atrás de Andrea Bocelli (12 de abril, 2,8 milhões) e Gusttavo Lima (11 de abril, 2,76 milhões) e à frente do grupo sul-coreano BTS (18 de abril, 2,3 milhões).