Aplicativos e 'lives' são recursos
Colégios usam internet para sustentar ano letivo
Desde o dia 14 de março, escolas, faculdades e instituições de ensino vêm emitindo comunicados avisando sobre a paralisação de suas atividades em prol do isolamento físico, para evitar o contágio pela Covid-19. Alguns estabelecimentos de educação, para não atrasar o cronograma de crianças e adultos, estão utilizando ferramentas online para continuar com os estudos. "Lives" (vídeos ao vivo), ambientes virtuais e aplicativos são os meios mais usados.
No Instituto São João Batista (Isjob), colégio tradicional do Grande Méier, o aplicativo Plurall é a saída para os alunos. Fabiana Monteiro, 45, é mãe de aluna e aprova o uso da tecnologia durante a quarentena: “O aplicativo já vem sendo utilizado como um apoio ao estudo cotidiano desde o início do ano. Mas, nessa época em que estamos em quarentena, eu achei uma saída incrível: a criança de alguma forma continua ligada à escola, fazendo exercícios e mantendo o estudo em dia. Isso evita que os alunos e o ano letivo fiquem atrasados”.
Com a recomendação de ficar em casa, toda saída e tentativa de manter a vida o mais normal possível é recomendada por especialistas em comportamento. Tais profissionais relatam que, seja com vídeo-aulas, "lives" no Facebook e Instagram ou utilizando de aplicativos, é importante manter as crianças estimuladas para não "perderem o pique" dos estudos.