Movimento #AdiaEnem ganha força nas redes sociais

Texto: Giovanna Santos • Foto: Arte de AJ Chaves sobre imagens da internet 14/MAIO/2020 Educação
Com a pandemia de Covid-19, o ano letivo na maioria dos países teve que ser interrompido para não gerar riscos à saúde das crianças e seus familiares. Uma das soluções encontradas foram as aulas remotas por meio de "lives" em aplicativos e redes sociais. Para alguns alunos isso não vai interferir em seus estudos, mas existe aquela parcela de estudantes que não tem acesso à internet e entre estes, os que estão se preparando para o Exame NAcional do Ensino Médio (Enem).

Pensando nisso, o movimento #AdiaEnem tomou conta das redes sociais, levando vários influenciadores do ramo de estudos e famosos como Marina Ruy Barbosa e Maisa Silva a postarem seu apoio à campanha. “Não esqueci não, adia Enem”, disse a atriz de 17 anos que tem uma grande parcela de seus seguidores em idade escolar e sempre se coloca à disposição para ajudar em movimentos como este.

A justificativa é que a aprendizagem de alunos, principalmente da rede pública, seria defasada pela falta de acesso à internet e, consequentemente, pela falta de aulas sendo ministradas, gerando uma desvantagem ainda maior ante os alunos de escolas particulares que estão tendo aulas por aplicativo. O Ministério da Educação não deu qualquer sinal de que o exame poderá ser adiado. O Enem está marcado para novembro, nos dias 1 e 8 (versão impressa) e 22 e 29 (para quem optar pela prova digital).