Saiba como a web 3.0 irá auxiliar os usuários

Texto: Gabryelle Carvalho Alves • Foto: Freepik 19/OUT/2022 Tecnologia
A web 3.0 é a nova fase da internet que visa dar mais segurança para as informações geradas pelos usuários na rede, através do uso de blockchain. Um dos principais fatores é a descentralização de dados, que antes eram detidos pelas grandes corporações, e agora ficarão com seus próprios donos.

Desse modo, a tecnologia blockchain, ferramenta fundamental para a compra de criptomoedas como o bitcoin, será a responsável por dar mais proteção ao mundo digital. Em paralelo, a terceira fase ainda irá trazer o metaverso, experiência com a realidade virtual em que os usuários poderão ser inseridos no meio digital. O relacionamento das pessoas com as maquinas também deve mudar. Os computadores serão mais inteligentes, permitindo que os seus algoritmos sejam programados para solucionar problemas antes mesmo de começar.

A primeira aparição da internet ocorreu em 1969, com a chamada ARPANet; já a sua evolução é bem mais recente. Em 1990, a web 1.0 surgiu formada por páginas estáticas com hiperlinks, o conteúdo era feito pelos administradores e não havia qualquer interação. Anos após, em 2000, a web 2.0 transformou a internet levando os usuários a se relacionarem e serem os próprios transmissores de novos conteúdos, através do surgimento dos blogs e das redes sociais.