Acordo entre organizações
COI receberá doações de vacinas Pfizer-BioNTech
A Pfizer e a BioNTech informaram através de memorando, nesta quinta-feira (6), que fornecerão vacinas ao Comitê Olímpico Internacional (COI). De acordo com as empresas, a medida é para ajudar a atender à necessidade local de doses de vacina para auxiliar na vacinação dos atletas e das delegações participantes dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio, que ocorrerão, respectivamente, entre os dias 23 de julho e 8 de agosto, e de 24 de agosto a 5 de setembro.
O memorando informa ainda que os laboratórios se coordenarão com os comitês olímpicos nacionais para realizarem a distribuição das doses aos países. Também consta no documento que a doação será adicionada aos programas de fornecimento de vacinas já existentes no mundo, e que a administração dessas doses deve ser realizada pelos governos locais. Para garantir que os atletas e as delegações recebam as duas doses antes de desembarcarem em Tóquio, a entrega dos imunizantes está prevista ainda para o mês de maio.
Apesar de o COI deixar claro que a vacinação não é obrigatória para os atletas participarem dos jogos, o presidente do comitê, o alemão Thomas Bach, afirmou: “Esta doação da vacina é outra ferramenta em nossa caixa de ferramentas de medidas para ajudar a tornar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio 2020 seguros para todos os participantes e para mostrar solidariedade aos nossos amáveis anfitriões japoneses”.