Museus e cinemas reabrem no Rio de Janeiro

Texto: Gabrielle Nascimento / Giovanna Teles • Foto: Mariordo / Wikimedia Commons 30/OUT/2020 Cultura
Apesar de a Covid-19 ainda não estar erradicada e não existir uma data certa para o lançamento da vacina, aos poucos a rotina do carioca volta ao normal. Após seis meses de fechamento de atividades culturais devido ao avanço da Covid-19, a Prefeitura do Rio liberou em setembro a abertura de cinemas e museus com 50% da capacidade, seguindo as regras para a fase 6 durante a pandemia do novo coronavírus. Os estabelecimentos que não respeitarem o protocolo de segurança serão multados.

Dentre as medidas de segurança publicadas pelo Programa de Retomada Rio de Novo estão a lotação reduzida a 1/3 da capacidade, uso de álcool em gel e máscara, maiores intervalos para higienização, distanciamento entre as cadeiras e nas filas de atendimento, e vendas de ingressos ou agendamento somente pela internet. Na entrada dos locais também há medição de temperatura. Nos cinemas, foi liberado o consumo de alimentos dentro das salas. As multas para os locais que não seguirem as normas publicadas pela prefeitura variam de acordo com a irregularidade que for encontrada no local. A previsão é de que shows ao vivo voltem a acontecer a partir do dia 1º de novembro, logo após a finalização das fases 6A e 6B do plano de abertura, iniciando o chamado "período conservador".

Os museus e centros culturais que estão abertos para visitação no Rio são o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB Rio), Museu de Artes Modernas do Rio (MAM Rio), Museu de Arte do Rio (MAR), Museu do Amanhã, Casa Roberto Marinho e Instituto Moreira Salles.