Nova gestão do Twitter irrita usuários e anunciantes

Texto: Felipe Nóvoa • Foto: Lemon Squeezer / Unsplash - Gradienta / Wikimedia 16/NOV/2022 Tecnologia
Após ser comprada pelo bilionário sul-africano Elon Musk, a rede social Twitter passa por momentos delicados. Usuários se veem confusos com novas regras e novas funcionalidades. Essas mudanças afetam a confiança na plataforma tanto da parte do público quanto dos anunciantes.

Atualizações no sistema de verificação agora possibilitam que qualquer usuário compre a verificação da sua conta na plataforma por oito dólares. Essa novidade gerou um caos de contas falsas, porém verificadas, se passando por empresas e celebridades.

Desde pessoas fingindo ser o próprio Musk, até farmacêuticas, desenvolvedoras de games e o presidente Joe Biden, quase ninguém ficou livre da falsidade ideológica. Ainda assim, Musk brincou com a situação, o que jornalistas de tecnologia apontam como falta de maturidade e de compreensão da complexidade que é o gerenciamento da rede social.

Uma das maiores empresas de vendas de anúncios na plataforma, a Omnicon, sugeriu que os seus clientes pausem a publicidade no Twitter. Essa ação pode afetar seriamente o valor de mercado da rede social. A Omnicon conta com clientes gigantes como Unilever, Apple e McDonald's.