Nasa remarca primeiro lançamento lunar em 50 anos

Texto: Felipe Novoa • Foto: Divulgação / Joel Kowsky / Nasa 31/AGO/2022 Tecnologia
A agência espacial norte-americana (Nasa) remarcou o lançamento do novo foguete Space Launch System (SLS) para o dia três de setembro, após um problema no resfriamento de um dos motores. O terceiro motor não resfriou o suficiente à tempo do lançamento, o que, a princípio, atrasou o lançamento em meia hora. Depois desse breve adiamento, a Nasa preferiu remarcar o evento para o próximo sábado, dependendo da previsão do tempo. O SLS e a espaçonave Orion seriam lançados na segunda-feira (29) no novo Centro Espacial Kennedy, na Flórida, Estados Unidos.

Apesar da demora, a direção da Nasa segue cautelosa em relação ao novo lançamento. Mark Sarafin, gerente da missão, disse em uma coletiva na tarde do dia 29 que os engenheiros “precisam de um certo tempo” para analisar os dados, e não descartou a possibilidade de um novo adiamento.

A missão Artemis I, que será a primeira visita à Lua em 50 anos, tem como objetivo levar um time diverso de astronautas para o satélite natural, incluindo a primeira mulher e o primeiro negro em missão lunar. Além dessa equipe diversa, a missão também procura criar a primeira base fixa na Lua, que poderá facilitar as próximas missões espaciais para o planeta Marte.