Saúde e vaidade
Tinta de tatuagens pode causar lesões no organismo
Tatuagem: "queridinha dos jovens", ainda um tanto estranha para os mais velhos – e perigosa, para os médicos. Cientistas da Alemanha e da Fonte Europeia de Radiação Sincrotron divulgaram no periódico “Scientific Reports” resultados de pesquisa revelando que, além de reações alérgicas, coceiras, formação de cicatrizes e outros incômodos, a tinta da tatuagem contém partículas que podem passear por todo o corpo, atingindo os nódulos linfáticos. Segundo os cientistas, isso pode acarretar um edema crônico do nódulo, e o organismo fica vulnerável à essas substâncias para sempre. A pesquisa relata que 60% das tintas pesquisadas são corantes azóicos que liberaram aminoácidos aromáticos, que podem causar câncer.
A combinação das cores pode trazer consigo componentes que contaminam o corpo, como o cobalto, níquel e cromo. Por isso, interessados em fazer tatuagens devem procurar no site da Anvisa as tintas liberadas e verificar se seu tatuador as usa, pois elas possuem o mínimo de componentes que agridem seus órgãos – entre elas estão é Iron Works, Eletric Ink e StarBrite Colors.
Para quem está decidido em fazer uma (ou mais uma) tatuagem, basta seguir a orientação dos especialistas: além de checar a higiene do estúdio onde irá registrar um desenho no corpo e exigir agulhas descartáveis, também é necessário verificar que tipo de tinta o profissional usa para fazer as artes e os elementos que elas contêm.