Setembro amarelo
Combate à depressão: chocolate pode reduzir tensão
Se você anda ansioso e cabisbaixo, o que prefere para melhorar: antidepressivo ou chocolate? A guloseima tradicionalmente considerada uma tentação pelo fato de ser irresistível tem propriedades incríveis e é capaz de reduzir o estresse, que poder levar à depressão. Especialistas consideram o alimento terapêutico, principalmente o chocolate amargo, pois ele é bom para o coração e anticancerígeno. Mas não se empolgue, pois é necessário consumir apenas a quantidade correta que é 40 gramas por dia – geralmente quatro quadradinhos do tablete.
Uma pesquisa realizada pela editora internacional Wiley Online Library indica que os variados tipos de chocolate (ao leite, com frutas) podem reduzir cerca de 58% dos sintomas da depressão. Já o amargo consegue uma redução de até 70%, porque possui componentes que produzem a sensação de euforia, além de conter feniletilamina, substância que auxilia a regular o humor.
Daniel Martins, psiquiatra do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, em sua coluna no portal de notícias “Estadão”, afirma que é preciso ter cuidado com a fama do chocolate ser antidepressivo: “O que sabemos é que o prazer que o chocolate traz pode ser capaz de aliviar emoções negativas, mas não por conta de qualquer efeito psicofarmacológico, e sim por ser gostoso”.