Diagnóstico precoce pode salvar mulheres do câncer de mama

Texto: Fabricio Lincoln • Foto: Freepik 17/OUT/2019 Saúde
O Outubro Rosa chegou com o intuito de conscientizar a importância da mamografia para as mulheres, principalmente aquelas entre 35 a 40 anos. Apesar de a campanha existir há mais de 25 anos, muitas mulheres não têm o costume de realizar o exame de mama anualmente. A mamografia é essencial para um diagnóstico precoce, que proporciona um resultado mais rápido e eficiente.

Os médicos, contudo, alertam para o perigo de se basear somente no autoexame. Segundo profissionais, quando um tumor é localizado pelo toque nos seios ou axilas é porque a doença provavelmente já está em estágio avançado. Mesmo ressaltando a importância da mamografia, reconhecem que é melhor o autoexame que exame algum.

A Pesquisa Nacional de Saúde, no seu levantamento mais recente (2013), afirmou que mais de 3 milhões de mulheres, entre 50 e 60 anos, nunca haviam realizado um exame de mamografia. As regiões com índices mais altos são o Norte (37%) e Sudeste (11%). Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), mais 60 mil novos casos de câncer de mama serão registrados ainda neste ano. Este tumor é o segundo mais comum entre mulheres, perdendo somente para o câncer de pele não melanoma.