Professores alertam sobre relevância da arte na infância

Texto: Fabricio Lincoln • Foto: Jema Stock / Freepik 22/AGO/2019 Educação
Uma parcela considerável da população não consome cultura diariamente, e um terço dos brasileiros (32%) depende de programas gratuitos para comparecer em um evento artístico. Esse levantamento foi realizado pela JLeiva Cultura e Esporte, juntamente com o Datafolha. Para os especialistas, esse é um dado preocupante, pois a educação está integrada com a cultura e é importante para uma convivência saudável na infância. Outro dado alarmante vem do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que aponta que mais de 2 milhões de crianças não frequentam a escola, o que reduz o contato desta parcela da população com a arte.

Em entrevista ao portal da Fundação Telefônica, Gabriela Guarnieri, professora da Unicamp e responsável pela disciplina Pedagogia da Educação Infantil, diz que os instrumentos culturais afetam a vida das crianças e que podem ser utilizados para a socialização do indivíduo. A educadora ainda diz que quando a escola oferece elementos culturais – como ilustrações, músicas, filmes e tradições da região – a aprendizagem se torna prazerosa, pois usa elementos da vida para trazer uma lição.

O jornalista e escritor Eugenio Goussinsky afirma que uma pessoa que toca algum instrumento, por exemplo, precisará ler para se aperfeiçoar e terá que fazer contas para não se perder no ritmo. “O indivíduo vai se educando”, diz Eugenio, em texto publicado no Portal R7. "A mesma coisa acontece no teatro: a criança precisa entender o personagem, para isso se usa a literatura", acrescenta.