Moradores estão inseguros em Madureira

Texto e foto: Evandro Moraes 04/OUT/2024 Segurança Pública
Os moradores de Madureira, Zona Norte do Rio de Janeiro, estão assustados com a grande quantidade de assaltos na região. Os assaltos com maior frequência acontecem nas ruas que ficam próximas do Sesc Madureira e no Parque Madureira. Nem os seguranças que circulam pelo Parque intimidam os bandidos de realizar assaltos pelo local.

Para o engenheiro Rodrigo Jorge, morador do bairro, é muito triste que até o Parque Madureira tenha se tornado um lugar inseguro, mesmo com seguranças tomando conta do local. “Eu adoro o Parque Madureira e sempre caminho por lá. Mas assaltos acontecem sempre e deixam a gente com medo porque nem os seguranças do Parque impedem que os frequentadores sejam roubados”, declara. Já Tiago Sena, mercadológico e também morador de Madureira, diz evitar ir ao Sesc por conta de assaltos na rua. “Já presenciei um assalto perto do Sesc e fiquei assustado com o que vi. O lugar é deserto de noite e não tem policiamento por perto”, diz Tiago.

Os problemas vão além do Parque e das ruas próximas ao Sesc. Segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP), a 29ª DP (Madureira) teve um aumento de 88% nos registros de roubos em ônibus: de 117 ocorrências entre janeiro a agosto do ano passado para 220 nos primeiros oito meses de 2024.