Impasse e imprudência no futebol
Covid-19 entra em campo no Brasileirão
O Campeonato Brasileiro 2020 começou no dia 8 de agosto e com seu início protocolos de segurança foram criados, mas não houve uma regra específica para o caso de um surto de coronavírus em um mesmo time. Logo na primeira rodada, o jogo entre Goiás e São Paulo foi adiado porque dez jogadores da equipe goiana estavam contaminados. Após o ocorrido a CBF mudou alguns procedimentos e nenhuma outra partida tinha sofrido alteração desde então.
No mês de setembro, depois de ficar oito dias no Equador para jogos da Libertadores, 16 jogadores do Flamengo testaram positivo para covid-19. Além dos atletas, 14 pessoas entre funcionários e dirigentes também tiveram resultado positivo. Diante do surto dentro da equipe, o clube solicitou o adiamento da partida do último domingo, dia 27 de setembro, contra o Palmeiras, mas o time paulista não aceitou. O STJD e a CBF mantiveram o jogo.
Após toda a polêmica causada pelo impasse do jogo entre Flamengo e Palmeiras, houve uma reunião virtual com os 20 times da série A para discutir o assunto. Na reunião ficou estabelecido que se uma equipe tiver no mínimo 13 jogadores disponíveis para uma partida ela poderá ser realizada.