Depressão não é brincadeira

Texto: Deyse Sales • Foto: Freepik 12/SET/2019 Saúde
Setembro é conhecido como o mês de prevenção ao suicídio. Segundo dados de 2018 da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos, sendo a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos. Grande parte dos suicídios é causada pela depressão, doença que afeta cerca de 4,4% da população mundial e 5,8% dos brasileiros, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A psicóloga Heloísa Sampaio explica um pouco sobre o que é a depressão, sintomas, causas e sobre o tratamento: “Depressão é uma classificação médica para um quadro sintomático de transtornos psíquicos. E o principal sintoma é a diminuição de energia vital para realizar as atividades diárias. A causa da depressão pode ser biológica, psicológica, social ou algum episódio traumático. Para tratamento recomendo a psicoterapia, e em depressões mais severas, o acompanhamento de endocrinologista é muito importante”.

No Brasil, o Centro de Valorização da Vida (CVV) promove apoio emocional e de prevenção do suicídio para quem precisa. A ajuda pode ser via chat no site cvv.org.br, e-mail ou por meio do telefone 188. O serviço é totalmente gratuito e sigiloso. A ONG funciona todos os dias e durante as 24 horas.