Brasil entre países vetados
Espanha reabre fronteiras a turistas vacinados
O Governo espanhol anunciou na última segunda-feira (7) a reabertura do setor turístico do país a viajantes imunizados com, pelo menos, duas semanas de antecedência, por uma das vacinas aprovadas pela União Europeia ou pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A entrada permitirá o acesso de viajantes de diversos países, estando, porém, Brasil, África do Sul e Índia ainda restritos.
Em anúncio oficial, a Espanha explicou o que levou a decisão de não contemplar os viajantes brasileiros. Segundo o comunicado, continua vigente a restrição até o dia 22 de junho ao Brasil, pois o país está incluso no “especial risco epidemiológico”, quando há aumento no número de variantes do vírus. A exceção valerá aos espanhóis, andorranos, residentes ou passageiros com destino fora do Espaço Schengen (área sem controles fronteiriços ou alfandegários, criado por países europeus através do acordo de mesmo nome) e de escala inferior a 24 horas.
Também no dia 7, o aeroporto Adolfo Suarez Madrid-Barajas percebeu o aumento da movimentação de turistas – no entanto, a contagem ainda é baixa quando comparada ao fluxo anterior à pandemia. O país, que é o segundo mais visitado do mundo, somou mais de 345 mil demissões no setor em 2020. “O país está em processo de recuperar sua liderança global no turismo, a Espanha é um destino seguro”, afirmou em entrevista coletiva a ministra da Saúde, Carolina Daria.