Ministro Marcos Pontes defende vacina nacional

Texto: Débora Ericka • Foto: Pexels 28/MAIO/2021 Saúde
Responsável pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o astronauta Marcos Pontes conversou com o senador Wellington Fagundes (PL/MT) sobre o desenvolvimento de vacinas brasileiras. O ministro destacou a importância de se ter uma vacina nacional – segundo ele, a vacina atenderá as mutações do vírus da Covid-19.

A conversa abordou as três fases do processo de pesquisa que envolve o desenvolvimento da tecnologia necessária para a produção da vacina, fabricação de insumos farmacêuticos e o envasamento do imunizante. Marcos Pontes pontuou a necessidade de se ter infraestrutura no país para avançar em vacinas contra outras doenças também negligenciadas, como dengue e chikungunya. "A partir do momento que nós temos (sic) essa infraestrutura montada no Brasil todas essas vacinas vão ser produzidas também. Significa soberania nacional, empregos no país, movimenta uma cadeia produtiva que é muito importante e com certeza vai resultar melhor economia para o Brasil", disse o ministro.

Em evento anterior o ministro anunciou que a primeira vacina produzida no Brasil, conhecida como Versamune, já está em fase de testes pré-clínicos e já está protocolada na Anvisa. Ele também adicionou que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação vem dando apoio para o desenvolvimento de outras 15 vacinas no país.