Política no Rio de Janeiro
Câmara nega pedido de impeachment de Crivella
Foi votado na quinta-feira (17) um novo pedido de abertura de processo de impeachment contra o prefeito Marcelo Crivella. Por 24 votos a 20, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro negou o pedido protocolado pela oposição. A ação foi tomada devido à acusação de um esquema de corrupção conhecido como “QG da propina”.
A operação – ordenada pelo Ministério Público do Rio em conjunto com a Polícia Civil – gerou mandados de busca e apreensão na casa legislativa carioca e no gabinete do prefeito. Nessa investigação Marcelo Crivella é apontado como principal personagem do esquema junto do empresário Rafael Alves, com quem tinha proximidade. Foi esse acontecimento que originou o mais recente pedido de impeachment.
Desta vez o prefeito da cidade do Rio de Janeiro é acusado de desvio de verbas públicas, improbidade administrativa e crime de responsabilidade. Esse é o quinto processo aberto contra o prefeito da capital e o segundo em 15 dias. Na semana anterior, vereadores também votaram contra a denúncia do caso “Guardiões do Crivella”, revelada em uma reportagem da TV Globo. Entretanto, a investigação do MP do Rio continua.