Vestibular em tempos de Covid-19
MEC adia Enem para janeiro e fevereiro de 2021
O enfrentamento à Covid-19 no país provocou o adiamento da principal porta de entrada para as universidades públicas, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), inicialmente previsto para ocorrer nos dias 11 e 18 de outubro e 1 e 8 de novembro, online e impresso respectivamente. O Ministério da Educação (MEC) chegou a divulgar que manteria as datas – porém, com a pressão popular em sites de redes sociais, adiou a realização do exame.
Em junho foi feita uma consulta pública na qual os estudantes deviam escolher a data da prova entre os meses de dezembro de 2020, janeiro ou maio de 2021. Esta enquete ocorreu exclusivamente por meios eletrônicos, no site do Inep, órgão ligado ao Ministério da Educação. Entretanto, apesar de a maioria dos votos ter sido para o mês de maio, o Inep contrariou o resultado e anunciou o vestibular para o primeiro bimestre.
Os dias escolhidos foram 17 e 24 de janeiro para a versão impressa e 31 de janeiro e 7 de fevereiro para a online – essa será a primeira edição do exame a ser realizada com essa modalidade. No edital publicado consta ainda a obrigatoriedade do uso de máscaras durante todo o período de permanência no local de prova, desde a entrada até a saída, sob pena de eliminação em caso de descumprimento.