Estudante fabrica máscaras de tecido

Texto: Daniela Santos • Foto: Reprodução 30/ABR/2020 Grande Méier
Aluna do curso de costura, Maria Braga, de 28 anos, moradora da comunidade Jacarezinho que fica localizada na Zona Norte do Rio de Janeiro, está produzindo junto com sua amiga Ana Luísa máscaras de proteção em tecido para combate à Covid-19. A iniciativa partiu dela mesma logo após perder seu emprego numa loja de roupa, que fechou as portas devido à pandemia.

Maria começou doando as primeiras peças para os vizinhos idosos, que enfrentavam dificuldades para encontrar máscaras nas farmácias. Com o aumento da demanda passou a fabricar mais e enxergou ali a oportunidade de fazer uma renda. O preço varia entre R$ 3,00 para criança e R$ 6,00 para adulto. Segundo Maria, o sucesso das vendas é tanto que ela não está dando conta de todos os pedidos. "Ontem tive que recusar um pedido de 16 máscaras, de um cliente de Copacabana. Ele soube que eu fazia através do meu marido, que trabalhava de zelador do prédio em que ele [o cliente de Copacabana] morava".

Maria dá preferência para os moradores locais, visto que são os mais prejudicados – se antes já enfrentavam problemas econômicos, tiveram sua situação piorada com a perda de seus empregos de carteira assinada ou trabalhos informais. É o caso das diaristas, porteiros e babás que trabalhavam em outros bairros, despedidos ou colocados em férias não remuneradas, e até mesmo os comerciantes da região que foram obrigados a manter fechados seus estabelecimentos.