Jogador acorda depois de dois anos em coma

Texto: Daniela Santos • Foto: Divulgação / Ajax 26/MAR/2020 Esportes
A notícia de que o jogador Abdelhak Nouri – mais conhecido por Appie – acordou do coma em que estava há 33 meses foi dada pelo seu irmão Abderrahim a uma emissora de TV dos Países Baixos. O ex-atleta do Ajax passou dois anos e nove meses em coma após sofrer uma arritmia cardíaca em campo durante um amistoso de pré-temporada, em julho de 2017. Ele foi internado e teve um trauma cerebral.

Com a consciência recobrada, Appie está em casa com a família, de origem marroquina. Mas ainda não consegue se comunicar verbalmente, respondendo apenas com movimentos das sombrancelhas. Novamente lúcido, ele deve descobrir em breve que as partidas de futebol estão suspensas em todo o mundo, e que desde o dia 1º de janeiro o nome Holanda, como forma de designar os Países Baixos (Netherlands), deixou oficialmente de existir.

Na época em que sofreu a arritmia em campo, Nouri tinha 15 jogos pelo time principal do Ajax, com um gol marcado. Passou por todas as categorias de base da seleção da antiga Holanda e tinha dezenove partidas com o time sub-19. A família ainda cobra uma indenização do Ajax, afirmando que o socorro prestado após a arritmia em campo não foi adequado. O clube reconheceu, após o incidente, que um desfibrilador poderia e deveria ter sido utilizado.