Dos pódios para as páginas dos livros

Texto: Clara Tavares • Foto: Creativeart / Freepik 14/SET/2020 Cultura / Esportes
Durante a quarentena, os amantes dos esportes ficaram impossibilitados de praticar e, até mesmo, de acompanhar suas modalidades favoritas. Para manter o encanto do universo esportivo, a leitura tem se apresentado como opção inspiradora.

Quando o assunto é esporte, a maioria das pessoas que frequenta ginásios e estádios ou acompanha as competições pela TV pensa nas regras de cada modalidade, na plasticidade das competições ou na forma física dos competidores. Sem o recurso das imagens em movimento, os livros são eficientes em enveredar os leitores por caminhos menos frequentes, desvendando detalhes que ficam fora das quadras e que as câmeras não alcançam, como o cotidiano dos treinos, as viagens frequentes, histórias alegres e tristes, curiosidades, sonhos e frustrações dos atletas.

Do corredor Usain Bolt ao técnico brasileiro de vôlei Bernadinho, há uma lista generosa de biografias e autobiografias de personalidades do esporte, nacionais e internacionais, de todas as modalidades. Os amantes do esporte vão continuar torcendo, só que para o livro não acabar.