Prevenção de doenças melhora qualidade de vida

Texto: Chayene Reis Mendes • Foto: Freepik 26/SET/2024 Saúde
A promoção da saúde e a prevenção de doenças ganhou destaque nos últimos anos. Campanhas de conscientização sobre a importância de exames regulares e diagnósticos precoces para evitar complicações futuras, e a adoção de hábitos saudáveis como alimentação equilibrada e prática regular de atividades físicas, figuram entre as estratégias adotadas por órgãos de saúde para combater doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, e melhorar a qualidade de vida da população em geral.

A prevenção vai além das medidas individuais. Programas de incentivo à saúde no ambiente de trabalho têm reduzido o número de afastamentos por doenças e aumentado a produtividade. Políticas públicas que garantam infraestrutura e acesso a serviços de saúde de qualidade – como os programas de vacinação – são fundamentais para o sucesso das ações preventivas, além do investimento na formação de profissionais qualificados. A integração de novas tecnologias no diagnóstico e tratamento de doenças tem contribuído para aumentar a eficiência dos sistemas de saúde, otimizando atendimentos e reduzindo filas de espera.

A saúde mental também faz parte do escopo da prevenção. O aumento dos casos de transtornos psicológicos, como ansiedade e depressão, tem chamado a atenção de autoridades e profissionais para a necessidade de políticas de apoio e programas de tratamento adequados. A promoção de uma saúde preventiva para o corpo e para a mente cria uma sociedade mais saudável e preparada para enfrentar os desafios futuros.