Previsão de grande ventania
Ciclone extratropical deve alcançar o Sul do Brasil
A partir desta quarta-feira (23), um ciclone pode atingir o Sul do país, entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul. Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as rajadas podem chegar a mais de 100 km/h. Os efeitos do ciclone devem começar a ser percebidos a partir de quinta-feira, com uma frente fria se deslocando rapidamente em direção ao Sudeste.
Esse ciclone tem capacidade de provocar ventos intensos na região Sul até o final da semana. Ciclones extratropicais são áreas de baixa pressão atmosférica que geralmente se desenvolvem em latitudes médias. Eles se formam devido ao contraste entre massas de ar com temperaturas distintas, uma quente e outra fria.
"O ciclone se forma entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai e depois vai para o oceano. A frente fria que se segue a esse fenômeno deve atingir também Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo", disse Mancini, meteorologista da Tempo Ok, em entrevista ao G1. Ele ainda destaca que a previsão é que o ciclone traga mais ventania do que chuva.
Mancini ressalta que, embora sejam previstos ventos fortes e chuvas devido ao ciclone, a intensidade dos ventos não deve ser semelhante à registrada em São Paulo no dia 11 de outubro.