Pós-polêmica com Carol Solberg
MPF marca audiência sobre liberdade de expressão
O Ministério Público Federal (MPF) anunciou, na última quinta-feira (22), que fará uma audiência para debater questões de liberdade de expressão e isonomia no esporte. O evento será feito de forma virtual, seguindo os protocolos de segurança em razão da pandemia de Covid-19, e está marcada para o dia 10 de novembro. O evento terá transmissão do órgão no Youtube. A atleta Carol Solberg, punida recentemente, estará no debate. Representantes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foram convidados, mas ainda não confirmaram presença.
O debate será coordenado pelo procurador Leonardo Mitidieri. O mesmo assinou uma representação cobrando explicações da CBV e do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Vôlei acerca da denúncia e punição à jogadora Carol Solberg após a atleta gritar “fora, Bolsonaro” sob protesto durante a cerimônia de premiação do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia. O episódio gerou mal-estar e revolta entre atletas e, também, da classe política.
Após a punição de Solberg, o senador Romário (Podemos-RJ) apresentou um projeto de lei também na quinta passada (22) que proíbe os órgãos esportivos de punir atletas que manifestem pensamento político. Caso aprovado, o projeto modificaria a Lei Pelé.