Vespa-asiática causa a morte de homem na Espanha

Texto: Celso Luiz • Foto: Wikimedia Commons 14/MAIO/2020 Internacional / Meio ambiente
Um apicultor espanhol morreu após ser alvo de um ataque de vespa-asiática. Daniel García Durval tinha 54 anos, era morador de Santiago de Compostela, no norte da Espanha, e teria sido picado na pálpebra enquanto vistoriava as suas colmeias. Um amigo que o acompanhava chegou a acionar o serviço de emergência, mas Daniel acabou falecendo antes da chegada do socorro médico no local. Ainda não foi descoberto se a vítima era alérgica ao inseto.

A vespa-asiática tem causado preocupação em todo o planeta por ter como presas as abelhas, que não possuem mecanismos de defesa contra a predadora. Responsáveis pela polinização vegetal, as abelhas têm uma importância vital para a agricultura, por isso especialistas temem o desequilíbrio ambiental que poderá ocorrer, caso aconteçam ataques em massa às colmeias.

Originárias do Sudeste Asiático, as Vespas velutinas têm características físicas marcantes, pois possuem patas amarelas, tórax de cor castanha ou preta, abdômen de tom castanho, cabeça preta e face amarelada. As rainhas medem 30mm, os machos 24mm, e as obreiras, 20mm. Na Europa, a espécie que representa maior ameaça é a Vespa velutina nigrithorax, cujos ninhos podem conter um total de 2200 vespas, das quais pelo menos 150 serão fundadoras de novas colmeias, e no prazo de um ano poderão criar no mínimo 6 novos ninhos.