Jogos estão sob risco
Olimpíada pode ser adiada devido ao coronavírus
A epidemia causada pelo coronavírus pode fazer que os Jogos Olímpicos de Tóquio sejam adiados. Seiko Hashimoto, ex-patinadora e ministra olímpica, detalhou o panorama atual: “O COI tem o direito de cancelar os Jogos somente se eles não ocorrerem dentro de 2020. Isso pode ser interpretado como a possibilidade de as Olimpíadas serem adiadas, contanto que sejam realizados durante esse ano”.
Inicialmente marcada para começar no dia 24 de julho, a Olimpíada poderia ocorrer apenas no final do ano. Porém, por enquanto, a ministra Hashimoto não trabalha com a hipótese de que o início do evento sofrerá alteração: “Estamos fazendo o máximo de esforços para que não tenhamos de encarar essa situação de adiamento”.
O COI também se posicionou a respeito do assunto por meio de uma nota oficial, mantendo a data prevista pelos organizadores: “Uma força-tarefa conjunta já havia sido criada em meados de fevereiro, envolvendo o COI, Tóquio 2020, a cidade anfitriã de Tóquio, o governo do Japão e a Organização Mundial da Saúde (OMS). O Comitê Executivo do COI aprecia e apoia as medidas que estão sendo tomadas, que constituem uma parte importante dos planos de Tóquio de sediar Jogos seguros e protegidos”.