Viagem será a primeira realizada em 10 anos
Nasa enviará tripulação para o espaço em maio
Pela primeira vez em 10 anos, a Agência Espacial Norte-americana (Nasa) vai enviar uma tripulação partindo dos Estados Unidos para o espaço. A viagem, que está confirmada para o dia 27 de maio, será tripulada pela empresa SpaceX. A missão que recebeu o nome Demo-2 será realizada pelos astronautas Douglas Hurley e Robert Behnken, que serão enviados no foguete Crew Dragon para a Estação Espacial Internacional (ISS) – contudo, ainda não foi definido o tempo que ambos irão permanecer em órbita.
A Estação Internacional é um laboratório localizado no espaço que possui baixa gravidade, funcionando como uma base para os astronautas em órbita. Maior estrutura em funcionamento fora da superfície terrestre, ela é muito utilizada para estudos sobre a reação do corpo humano, equipamentos e matérias vivas em sua permanência no espaço.
A confirmação da viagem - mesmo em meio à pandemia da Covid-19 - veio por meio de um tuíte do administrador da Nasa, Jim Bridenstine. Na publicação, ele afirmou que “em 27 de maio, a Nasa lançará mais uma vez astronautas americanos em um foguete americano, do solo americano”.
O projeto Launch America é o primeiro em anos que não irá utilizar um foguete russo, usado desde 2011, normalmente enviado do Cazaquistão. Dessa vez, o foguete será da empresa de sistemas espaciais SpaceX, que já trabalha com a Nasa na entrega de suprimentos para o espaço desde 2012.