Campanha de combate à gripe
Grande Méier vacina contra influenza
A campanha de vacinação contra a gripe, que teve início nesta segunda-feira, 23 de março, no Rio de Janeiro, está acontecendo nos postos de saúde do Grande Méier. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), apenas os idosos acima de 60 anos e os funcionários da área da saúde serão vacinados nesse primeiro momento. A população que vive na rua também está incluída. Os idosos acima de 80 anos têm a opção da vacinação domiciliar: neste caso, um funcionário da saúde vai até a residência do solicitante.
Essa fase da campanha irá durar até o dia 15 de abril – após esse período, o foco será em outros grupos. A SMS estima que 90% da população alvo da campanha receba a vacina no Rio de Janeiro. O número equivale a pouco mais de dois milhões de pessoas. A campanha contra a influenza será realizada até 22 de maio.
Devido à pandemia do novo coronavírus, os cuidados para evitar aglomerações e aumento de contágio foram intensificados. As novas medidas tomadas incluem até a vacinação por meio de "drive-thrus" em postos do Detran. Nesse esquema, as pessoas formam filas e esperam chegar sua vez para serem vacinadas dentro de seus próprios veículos, o que reduz contato com outras. Mas o imprevisível também acontece: com problemas de locomoção, a dona de casa Erodias Alves Macedo, de 74 anos, precisou encostar o carro e aguardar um funcionário para atendê-la no posto de saúde do Engenho de Dentro, que não tem sistema de "drive-thru".