Destruição de patrimônio cultural
Motorista danifica estátua da Ilha de Páscoa
Um motorista chileno danificou uma das estátuas da Ilha de Páscoa, ínsula vulcânica remota na Indonésia, após ele perder o controle da caminhonete e desviar para sair da pista. Em consequência, ele acabou acertando um dos moais, como são conhecidas as figuras de pedras esculpidas com cabeças gigantes. As autoridades locais acreditam que tenha ocorrido uma falha nos freios. O acidente aconteceu no dia primeiro de março. O motorista, que não teve seu nome divulgado, mora na ilha há 12 anos e responderá a um processo por danos a patrimônio nacional.
A Ilha de Páscoa é conhecida exatamente pelos seus mais de mil moais, considerados patrimônios mundiais da Unesco. Eles foram construídos há mais de 500 anos pelos Rapa Nui, indígenas nativos. As estátuas são sagradas para os habitantes, e de acordo com crenças locais elas serviam para guardar as almas dos antepassados. Segundo uma pesquisa publicada na revista Plos One, os monumentos podem estar ligados à localização da água doce para o povo da época.
A ilha está recebendo mais turistas através dos anos, aumentando a possibilidade de danificação aos monumentos. Por isso, foi decidido mudar as políticas locais para visitação – em 2018, por exemplo, foi reduzido o período para visita de três meses para até 30 dias. O prefeito local, Pedro Pablo Edmunds Paoa, também discute restrições de veículos perto dos monumentos, devido ao perigo que representam.