Escolas públicas aderem ao ensino do idioma
Aumenta a procura por cursos de coreano
Em 2019, houve um aumento na procura de cursos do idioma coreano, sejam eles particulares, online ou até mesmo por meio de aplicativos. Em relação ao ensino da língua em escolas públicas, há três colégios na cidade do Rio de Janeiro que oferecem o curso. Um deles é a Escola Estadual Olga Benário, localizada em Bonsucesso, Zona Norte do município, que iniciou com uma turma de 25 alunos e devido à procura dos estudantes precisou expandir para três turmas – a matéria não é considerada obrigatória, mas um curso extra.
A ideia de abertura começou a partir de uma proposta de parceria com o Consulado de São Paulo. Em entrevista para o Jornal Hoje, a diretora da escola, Vanessa Costa, disse ter ficado surpresa com a quantidade de alunos interessados pelo aprendizado.
Um dos motivos considerados para o aumento do interesse em aprender o idioma é a expansão do k-pop, pop sul-coreano, que vem ganhando cada vez mais espaço nas mídias e fãs pelo mundo. Também há os kdramas, novelas sul-coreanas que tiveram um aumento de exportação para o Brasil: só no último ano, mais de cem foram traduzidas. Devido à procura pelo idioma, houve um crescimento pelo interesse cultural, tornando a Coreia do Sul um pouco mais procurada para intercâmbios, viagens e até oportunidades profissionais por parte dos brasileiros.