Adiados, Jogos de Tóquio ainda geram dúvidas

Texto: Caroline Freitas • Foto: Pexels 4/SET/2020 Esportes
O relógio com a contagem regressiva para as Olimpíadas, no site oficial dos Jogos de Tóquio, foi atualizado com as novas datas. Os Jogos Olímpicos serão realizados de 23 de julho a 8 de agosto, e os Jogos Paralímpicos acontecerão de 24 de agosto a 5 de setembro de 2021. Para o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos, Yoshiro Mori, mesmo com a existência de datas novas o evento só vai acontecer se até lá existir um tratamento efetivo para o novo coronavírus.

Alguns eventos tradicionais continuam, como a chama olímpica que está em exposição atualmente no Museu Olímpico do Japão até o início de novembro. Para evitar aglomerações, a exposição possui um sistema de reserva com data e hora marcadas para os visitantes.

Devido à pandemia da Covid-19 e a necessidade de manter as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) em relação ao afastamento físico, o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou em março que pela primeira vez na história os Jogos Olímpicos e Paralímpicos seriam adiados. Após negociações entre o presidente do COI, Thomas Bach, os dirigentes das federações esportivas e dos comitês nacionais, foi apontado que os jogos serão realizados no próximo ano – desde então, medidas de saúde e segurança estão sendo estudadas.