Mineração e energia dominam em outubro

Texto: Caroline Barbosa • Foto: Freepik 5/OUT/2024 Economia
Papéis dos setores de siderurgia, mineração e energia elétrica lideram as recomendações para carteiras de dividendos em outubro, com destaque para a Vale. A mineradora foi recomendada por quatro das cinco instituições consultadas pela CNN Brasil – Ágora Investimentos, BTG Pactual, Empiricus, Santander e XP. Eletrobras e Copel aparecem em seguida, com três indicações cada, reforçando o interesse no setor energético.

O mercado doméstico reflete a incerteza em relação à política fiscal e às altas taxas de juros no Brasil, após a elevação da Selic pelo Banco Central em setembro. A expectativa é que a instabilidade continue influenciando o comportamento dos investidores. Já no cenário externo, o Federal Reserve cortou os juros nos Estados Unidos, o que mantém um sentimento positivo entre os investidores globais.

A Vale também registrou um crescimento considerável na produção e vendas, além da previsão de maior demanda por minério de ferro de alta qualidade. A mudança na liderança com Gustavo Pimenta como novo CEO é vista de forma positiva, o que contribuiu para as recomendações. O cenário internacional, especialmente o impacto dos estímulos chineses, favoreceu a recuperação das ações ligadas às commodities. Empresas de mineração e siderurgia, como a Vale, têm se beneficiado desse movimento.