Reforço ao combate ambiental
BNDES investe em bombeiros da Amazônia
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou a liberação de R$ 180 milhões do Fundo Amazônia para reforçar os Corpos de Bombeiros dos estados do Amapá, Amazonas, Pará e Roraima. Esse valor faz parte de um pacote de R$ 405 milhões, destinado ao combate a incêndios florestais na Amazônia Legal.
A maior parte será destinada ao aparelhamento das corporações e ações preventivas, como campanhas educativas e capacitação de brigadistas para enfrentar queimadas e incêndios. O investimento inclui a construção de três novas bases no Amazonas, ampliação de instalações no Amapá e um batalhão em Roraima. No Pará, haverá foco na capacitação e monitoramento de áreas de risco.
Além de novos equipamentos, como drones e veículos, o objetivo é fortalecer a resposta rápida aos desastres ambientais. Em entrevista após reunião com o presidente Lula em 26 de setembro, a diretora do BNDES, Tereza Campello, destacou a importância do Fundo Amazônia no combate ao desmatamento e na prevenção de incêndios florestais, frisando o compromisso com a preservação da Amazônia e a proteção das comunidades locais.