- Rede social suspensa
X segue bloqueado no Brasil
A plataforma X, antigo Twitter, permanece bloqueada no Brasil após a decisão judicial que suspendeu suas operações no país. Na manhã desta quarta-feira (18), muitos usuários relataram conseguir acessar o aplicativo pelos celulares, mesmo estando inativo em território nacional.
A suposta volta da rede social fez com que a hashtag "#TWITTERVOLTOU" chegasse ao primeiro lugar nos assuntos do momento. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que está verificando o ocorrido e prestará os devidos esclarecimentos ao Supremo Tribunal Federal (SFT). Também ressalta que não houve autorização para o retorno da plataforma.
O X foi proibido no Brasil no final de agosto por decisão do ministro Alexandre de Moraes. Elon Musk, dono da rede social, adquiriu o então Twitter em outubro de 2022. Ele recusou-se a colaborar com a justiça brasileira e também não nomeou um representante legal.
Uma alternativa para os usuários do X está sendo o Bluesky, rede social criada pelo antigo dono do Twitter. Em seu perfil oficial, os desenvolvedores da nova plataforma informaram que chegaram aos
10 milhões de usuários cadastrados e garantiram que novas atualizações estão por vir. O "Céu Azul" possui muitas semelhanças com o X e é focado em textos.