Sucesso nas praias
Cresce procura pelo 'beach tennis'
Durante a pandemia houve um aumento na busca pelo "beach tennis". O esporte, praticado ao ar livre e sem contato físico, é uma mistura de tênis e vôlei de praia. A professora Rejane Batalha é profissional de educação física e fez mestrado com foco na modalidade. Responsável por uma escola de "beach tennis", localizada na praia de Icaraí, em Niterói, Rejane Batalha contou que após a flexibilização recebeu novos alunos e o que mais chamou atenção foram as diferentes idades. Para ela, “o esporte se tornou intergeracional e uma opção para quem quer melhorar o condicionamento físico”.
O órgão responsável pelo esporte é a International Tennis Federation (ITF). Através dele ocorre a realização de campeonatos e divulgação dos rankings. A líder do ranking mundial feminino é a brasileira Rafaella Miiller. Joana Cortez, também do Brasil, ocupa a nona posição. Já no ranking masculino, a liderança é de Alessandro Calbucci, da Itália. O Brasil ocupa a sexta e sétima posições, com André Baran e Vinicius Font, respectivamente.
O tênis de praia foi criado na Itália, na década de 1980. No Brasil, o esporte chegou em 2008 e se tornou comum em vários locais, entre eles Rio de Janeiro, Fortaleza, São Paulo, Brasília e Belo Horizonte. Segundo a ITF, o Brasil é a segunda maior força no esporte. A Itália fica com o primeiro lugar.